18/09/2020
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEIS E A CERTIFICAÇÃO LEED

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEIS E A CERTIFICAÇÃO LEED

Que a sustentabilidade hoje é peça fundamental no desenvilvimento do setor de imóveis, a maioria das pessoa já sabem. Porém, o que tem surpreendido muito é a velocidade com que a importância do tema tem crescido nos projetos de novos empreendimentos no Brasil. Em recente balanço divulgado pelo Green Building Council (GBC), o país tem apresentado um aumento de 30% ao ano, em média, em projetos com certificação leed. O uso eficiente da água, a utilização de materiais de baixo impacto ambiental e a prática de ações que visam a eficiência energética estão entre os critérios levados em conta pela GBC na hora de conceder uma certificação leed a um projeto.

O selo é considerado o principal do mundo para empreendimentos sustentáveis, e está presente em mais de 150 países. Um empreendimento com certificação leed é garantia de um projeto de alta performance, sustentável e com reconhecimento internacional.

Quando um projeto requisita a certificação leed ele não está apenas dizendo que foi desenvolvido sob padrões sustentáveis, mas também está buscando valorização.

Os benefícios da certificação leed se dão nas esferas econômicas, sociais e ambientais. Na primeira com diminuição dos custos operacionais, modernização da obra e valorização do imóvel. Segundo a GBC Brasil, os imóveis sustentáveis se valorizam em até 30% após a entrega. Na esfera econômica com segurança e saúde para trabalhadores e ocupantes dos edifícios, além da conscientização dos usuários. Já na terceira, a redução do consumo de água e energia e utilização de materiais de baixo impacto ambiental.

Independente do empreendimento, seja residencial, comercial ou corporativo, o importante é que o setor está amadurecendo e crescendo. Tanto o usuário como toda a cadeia do mercado imobiliário, incluindo o corretor de imóveis, já conseguem identificar as vantagens das construções sustentáveis.